Skip to content

Tal pai, tal filho…

Os filhos parecem-se com os pais: um tanto com a mãe, outro tanto com o pai, ou muito mais com um do que o outro.

Parecem-se com os pais em quase tudo, na maneira de falar, no modo como envelhecem e,… no Estilo de Paternidade, ainda que, muito vezes, reprovem hábitos e atitudes dos seus próprios pais.

E porquê?

Porque foi o que presenciaram, o ambiente em que viveram e desconhecem alternativas que desenvolvem filhos emocionalmente inteligentes.

O mundo mudou e as ferramentas antigas já não funcionam. Os pais precisam de uma nova caixa de ferramentas.

Alguns filhos que, no papel de pais, tudo fazem para tratar os seus próprios filhos de uma forma bem diferente, ou mesmo oposta, como reacção ao medo e às mágoas que sentiram, como reacção à falta de afecto e à falta de ensinamentos que verificam não terem recebido.

Tenhamos cuidado com os estilos educativos extremos. Nenhum deles, seja o autoritário seja o permissivo, é bom. Passar para o extremo oposto pode ser igualmente prejudicial para os filhos.

Como pode então conseguir ser o pai ou a mãe que quer ser?

Os seus filhos observam os pais a TODO o momento.

Os pais são seu modelo, o seu exemplo.

Pode até explicar muitas coisas aos seus filhos, mas o que ficará para a vida adulta será o que faz, como faz e a intenção com que o faz… como vive os momentos de stress, como trata as outras pessoas, como trata de si próprio.

Como disse R. Fulghum, Don´t worry that children never listen to You; worry that they are always watching You. Ou seja, Não se preocupe por os seus filhos nunca o(a) ouvirem; preocupe-se por estarem sempre a observá-lo(a).

A verdade é que só através dum trabalho interior conseguirá ser o pai ou a mãe que quer ser.

Não é fácil, se não teve um bom modelo, um bom original para copiar.

Mas se não fizer esse trabalho de transformação, que não tem de ser feito a sós!, acabará por replicar a educação recebida, ou a fazer o oposto sem saber se será tão melhor assim!

Se quer que os seus filhos tenham determinadas qualidades para serem felizes que caminho tem?

O caminho de ser como quer que eles sejam. Difícil? Possível se souber como!

Então sim, a probabilidade de os seus filhos virem a ter as características que valoriza, será muito maior! É estatística, é algo que facilmente comprovamos, sobretudo nos outros.

A tendência de todos os pais, a minha também, é a de querer mudar os filhos.

E está bem, mas a realidade prova-nos que só vamos conseguir essa mudança duradoura quando nós, pais, conseguirmos ser o exemplo daquilo que lhes pedimos, ou seja, quando o virem em nós.

E esta é a parte difícil. Estar consciente do que se diz, do que se faz, de quem se é.

Mas há uma parte maravilhosa, que é a de que os nossos filhos são uma excelente oportunidade para se ser uma pessoa melhor.

Uma pessoa melhor que vai educar melhor, que vai estar mais feliz consigo própria porque está confiante do que faz, e que vai desfrutar da paternidade / maternidade.

É a melhor recompensa deste mundo, e como tudo o que vale a pena, requer um esforço, um esforço feito com muita calma e acompanhamento.

Não delegue em ninguém esta responsabilidade que é sua!

A todos os que lidam com crianças, digo que vale a pena considerar esta lei da vida, a de que o nosso piloto automático replica o que recebemos na infância, e começar a alterar o ciclo educativo que usa ferramentas inúteis a longo prazo. 

O que quer para os seus filhos?
Quer quebrar padrões?
Que adultos quer que sejam? Alegres, respeitosos e participativos na sociedade, por exemplo?
Que marca quer deixar? Como quer ser recordado?

Back To Top