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As Origens
da Disciplina Positiva

1870-1937

1897-1972

Os primórdios: a Psicologia Individual

A Disciplina Positiva tem as suas origens em Alfred Adlermédico, psicólogo e filósofo, dissidente de Freud e criador da Psicologia Individual, e no seu discípulo Rudolf Dreikurspsiquiatra e educador, que altera o nome da filosofia de ambos para Psicologia Democrática.

Depois de viver a Guerra Mundial, Adler concluiu que a humanidade precisava de uma grande melhoria e chegou à conclusão, que é bastante óbvia e que continua a ser óbvia : a de que para melhorar a humanidade só temos uma ferramenta, a da educação.

 

A Importância da formação dos adultos

Adler não se centrou, como fazem tantas teorias em psicologia, nas crianças. Para Adler, para melhorar as crianças, devemos primeiro ensinar os pais, as mães, os professores e os psicólogos a educar melhor.

E assim, passa a ser tarefa dos pais criar um clima caloroso de conexão, imprescindível para que os filhos desenvolvam autodisciplina, autocrítica, autorresponsabilidade e autorregulação.

Já nessa mesma época, Adler alertou também, para o perigo de nos tornarmos permissivos. Para Adler, a permissividade é tão desrespeitosa como o autoritarismo. Ambos, são os dois extremos de uma ausência de desrespeito, inconsciente e motivada por mero desconhecimento, em muitos casos.

Os adultos educarão melhor num ambiente livre de autoritarismo e de permissividade, focando-se no respeito mútuo, na conexão, nas consequências naturais e na motivação intrínseca, entre outros princípios que aqui verá.

 

O Legado de Dreikurs

Dreikurs levou a Psicologia Individual para os Estados Unidos, onde enfatizou a importância  duma disciplina preventiva e empática.

Dreikurs publicou mais do que Adler, cujos escritos foram, lamentavelmente, destruídos por ser judeu, apenas se dispondo de alguns apontamentos de alunos. Esta transferência de conhecimento foi crucial para a expansão da Disciplina Positiva.

A decisiva contribuição de Lott e de Nelsen 

Lynn Lott e Jane Nelsen, mães, professoras e psicólogas americanas, desempenharam um papel fundamental na popularizaram da Psicologia Individual na prática quotidiana.

A elas devemos a criação da Disciplina Positiva através da publicação das vivencias e das ferramentas práticas que formularam, baseadas na filosofia de Adler e de Dreikurs.

Um método pragmático

Juntas, Nelsen e Lott, criaram um método pragmático que ajuda os pais a entender das causas dos comportamentos dos filhos e a estimular os comportamentos de cooperação, sem recorrer a prémios nem a castigos.

É desta forma, que a Disciplina Positiva procura ensinar capacidades emocionais importantes, capacitando as crianças para se tornarem adultos responsáveis e proactivos na comunidade.

Utilizando ferramentas aplicáveis em casa e na escola, as crianças e os jovens desenvolvem confiança, autoestima e capacidade de resolução de problemas.

A Disciplina Positiva é, assim, uma metodologia e uma filosofia de vida que facilita o autoconhecimento e uma interacção respeitosa  e saudável com os outros.

Uma Filosofia

A Disciplina Positiva não é contudo, um conjunto de técnicas específicas, é uma filosofia de vida que se pode viver em todas as vertentes das nossas vidas.

Por fim, é de assinalar que todo o programa da Disciplina Positiva é fundamentado nos livros de Jane Nelsen, Lynn Lott e Cheryl Erwin, entre outros.

Os cinco critérios da Disciplina Positiva

Ajuda as crianças a ter um sentido de conexão

As crianças anseiam por se sentirem afectivamente incluídas e por terem laços amorosos com toda a família, nutrindo assim um profundo sentido de “pertença”.  E anseiam também, sentir-se úteis e valorizados.

De facto, o que todos, crianças e adultos, mais ambicionam é ser reconhecidos, valorizados e amados. Trata-se de algo essencial para o bem-estar emocional.

Por conseguinte, é crucial criarmos um sentido de “pertença” e um sentido de “significância“ para que haja conexão familiar.

Quando essa conexão é escassa, as crianças procuram-na através de comportamentos inadequados ou desajustados.

Ajuda as crianças a ter um sentido de conexão

As crianças anseiam por se sentirem afectivamente incluídas e por terem laços amorosos com toda a família, nutrindo assim um profundo sentido de “pertença”.  E anseiam também, sentir-se úteis e valorizados.

De facto, o que todos, crianças e adultos, mais ambicionam é ser reconhecidos, valorizados e amados. Trata-se de algo essencial para o bem-estar emocional.

Por conseguinte, é crucial criarmos um sentido de “pertença” e um sentido de “significância“ para que haja conexão familiar.

Quando essa conexão é escassa, as crianças procuram-na através de comportamentos inadequados ou desajustados.

É respeitosa e animadora

A Disciplina Positiva mostra-nos que devemos educar com firmeza e amabilidade ao mesmo tempo.

Esta abordagem vai ser fundamental para se alcançar o respeito mútuo entre todos os membros da família, e assim melhorar o convívio entre todos.

É desta forma, ao aprender este valor de respeito mútuo, que a criança saberá durante a sua vida, não apenas respeitar mas, também, fazer-se respeitar.

Além do respeito mútuo e do uso de uma “firmeza” respeitosa, a motivação é outra das grandes ferramentas da Disciplina Positiva.

E, para que os seus efeitos sejam duradouros a longo prazo, esta motivação deve ser intrínseca. Descartamos, por isso, os castigos, os gritos, as chantagens e as ameaças, tal como as recompensas, por virem do exterior e não conduzirem a um verdadeiro crescimento. 

É eficaz a longo prazo

Todo o enfoque da Disciplina Positiva visa uma educação que tenha efeitos e resultados duradouros a longo prazo.

Pretende-se, portanto, fomentar a responsabilidade e criar uma verdadeira capacidade de procura de soluções perante os diversos problemas e situações que a vida vai trazendo.

Por outro lado, a Disciplina Positiva oferece aos pais as ferramentas necessárias para cuidarem e ensinarem as crianças, desde cedo, a gerirem as suas emoções.

O desenvolvimento da inteligência emocional desde a infância é fundamental para que, no futuro, se tornem adultos emocionalmente saudáveis.

É eficaz a longo prazo

Todo o enfoque da Disciplina Positiva visa uma educação que tenha efeitos e resultados duradouros a longo prazo.

Pretende-se, portanto, fomentar a responsabilidade e criar uma verdadeira capacidade de procura de soluções perante os diversos problemas e situações que a vida vai trazendo.

Por outro lado, a Disciplina Positiva oferece aos pais as ferramentas necessárias para cuidarem e ensinarem as crianças, desde cedo, a gerirem as suas emoções.

O desenvolvimento da inteligência emocional desde a infância é fundamental para que, no futuro, se tornem adultos emocionalmente saudáveis.

Ensina valiosas habilidades de vida

A Disciplina Positiva ajuda as crianças a aprender valiosas habilidades essenciais para a vida procurando a construção de um bom carácter, o que inclui, por exemplo, a capacidade de pensamento crítico, de escuta ativa, de comunicação e de regulação das emoções, entre outras.

Convida a criança a desenvolver o sentimento de que é capaz

Nos workshops, os pais aprendem a ajudar as crianças a descobrirem as suas fortalezas, a se autoavaliarem e reflectir sobre as situações, e a utilizarem o seu poder pessoal de uma maneira útil e contributiva.

Por fim, e para que isto possa acontecer, todos os erros são vistos como oportunidades maravilhosas para aprender.

Os nossos também …

Convida a criança a desenvolver o sentimento de que é capaz

Nos workshops, os pais aprendem a ajudar as crianças a descobrirem as suas fortalezas, a se autoavaliarem e reflectir sobre as situações, e a utilizarem o seu poder pessoal de uma maneira útil e contributiva.

Por fim, e para que isto possa acontecer, todos os erros são vistos como oportunidades maravilhosas para aprender.

Os nossos também …

Estou aqui para qualquer dúvida sua, para uma curiosidade sua, para uma partilha…

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